segunda-feira, 13 de junho de 2011

MOSAICOS LIPOCRÔMICOS

Nos anos de 2009 e 2010 já estava criando alguns casais de amarelo mosaico (linha para fêmea). Este ano realizo um antigo sonho, a especialização em mosaicos da linha clara. Especialmente os amarelos mosaicos. Graças ao grande amigo Rodrigo Saldanha que me passou sua linha trabalhada há anos, a qual não iria mais criar. Para iniciar estou fazendo 20 casais para linha fêmea e 15 casais para linha macho. Imagino que sem quantidade não exista a especialização. Vou postar regularmente a foto de alguns reprodutores que serão utilizados em 2011.

AMARELO MOSAICO MACHO (linha macho)


AMARELO MOSAICO MACHO (linha fêmea)

sábado, 11 de junho de 2011

CAMPEONATO DE JAÚ - SP

Hoje tive o prazer d epela primeira vez julgar o Campeonato Regional na cidade de Jaú, organizado pela AJAC. Um ambiente muito gostoso junto à uma cidade bem acolhedora. Rapazeada muito simpática e de bom papo os sócios da AJAC. Um dia realmente para se lembrar. Obrigado a diretoria pelo convite e aos sócios pelos momentos prazerosos. Ah.. e boa sorte ao Candidato a Juiz Rafael que acompanhou meu julgamento e se mostrou por dentro das coisas... com certeza será um bom Juiz.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

RETORNO AO VALE DO PARAÍBA

No último final de semana fui julgar o campeonato regional da SOJ - Sociedade Ornitológica de Jacareí.
Na época em que morei em Mogi das Cruzes (região metropolitana de São Paulo), nos anos de 2001 à 2003 tive a oportunidade e o prazer de atuar como juiz no campeonato aberto de Caçapava, organizado pela mesma Sociedade. Qual não foi a minha surpresa, este ano, ao me deparar com a mesma atmosfera de amizade e amor à canaricultura de anos atrás. Fui muito bem recebido por todos os membros da diretoria, os quais gentilmente me forneceram todo o apoio e conforto necessário quando estamos fora de nossas casas. Logo no primeiro dia fomos almoçar em uma verdadeira Cantina Italiana localizada no Distrito de Quiririm, confeço que a gula me envolveu a alma ao me ver a frente de tantas massas e pratos deliciosos. Isto me empolgou ainda mais ao julgamento que estava para se iniciar logo após esta farta e saborosa "viagem" às raizes Italianas, um dos berços de nossa apaixonante atividade, a canaricultura.
O nível dos canários estava muito bom, particularmente me chamaram a atenção os negros oxidados clássicos como também em suas mutações pastel e opalinos. A linha dos féos com e sem fator também de primeiríssima qualidade.
O nível da SOJ subiu muito quanto a qualidade de suas aves, e isto se deve unica e exclusivamente a paixão daquelas pessoas pelo clube e pelo que fazem dentro de seus criadores. A especialização também é um ponto marcante na qualidade do plantel, pois ali quase 90% dos criadores são especializados em alguma cor ou série específica e isto contribui muito à sua evolução.
Não pude deixar de reparar a quantidade expressiva de criadores de outros estados participando ativamente da SOJ, Rio de Janeiro de onde vieram com seus canários os amigos e juizes Maércio Laranjo e Rogério Diniz, Minas Gerais também presente, enfim um clube realmente que mantém as tradições dos antigos campeonatos regionais que todo Juiz procura encontrar nestes eventos eventos.
Deixo aqui registrado o meu forte agradecimento pelo prazeroso final de semana que passei em compania dos colegas do Vale do Paraíba, em especial aos diretores Cal Toneto, Mário Tadashi e Nilton, os quais incansávelmente fizeram tudo para me propiciar um ambiente familiar. Em especial ao presidente Sérgio que com sua impecável administração fez tudo correr nos conformes.
Parabéns a todos os sócios da SOJ por tanta paixão e dedicação.

Obrigado SOJ.. e até 2012!