terça-feira, 19 de julho de 2011

43º Campeonato Mundial HS 2011 - Montevidéo, Uruguay.

Como minha primeira experiência em um Campeonato Mundial fora do Brasil, tive o imenso prazer de conhecer Montevidéo. Uma cidade realmente histórica e bela. O frio estava intenso nos dois primeiros dias, mas depois se mostrou uma temperatura bem agradável.
No campeonato estavam presentes as delegações de todos os países que fazem parte da Confederação Ornitológica Munidal (COM-HS) com exceção das Antilhas Holandesas. Organizado pela ACRU, o Mundial foi uma verdadeira amostra de união entre os países irmãos da América do Sul. Nós Brasileiros estávamos em 18 pessoas, entre Juízes e dirigentes de nossa Federação. Desembarquei em Montevideo ás 10:00 da manhã de quarta feira, fiz o meu cheking no Hotel e logo tratei de procurar um táxi para me levar ao Rural del Prado , local da exposição. Chegando lá me dei de encontro com os colegas Brasileiros curtindo um solzinho frente ao frio que fazia no dia. Ao lado estava a área de julgamento onde observei ali os Juízes Brasileiros, João Basile e Celso Ramalho atuando nas mesas e na Coordenação estava o Beraldi e o Silverio Grillo, presidentes da COM-HS e da OMJ-HS respectivamente. O julgamento se prolongou até a quinta feira pela manhã. Neste dia tive algum tempo para conhecer a cidade e saber mais sobre sua história. Saimos do recinto de exposições, que para explicar melhor como era o lugar, é como se fosse para nós um Parque d'Água Branca, em São Paulo. Lá a atividade "ganadeira", que é a criação de gado é muito intensa, e nesse parque são realizados leilões e exposições. E amigos... por falar em gado, comi uma tal de parrillada uruguaya, que é o nosso churrasco daqui, mas com carne de boi e de porco e com um bom bife de chouriço, aconselho a todos que forem a Montevidéo experimentar esta delícia. Indico o restaurante La Vaca, que fica próximo ao Shopping de Montevidéo.

Bom, vamos falar um pouco do nível do campeonato. A quantidade de pássaros não era muito grande pois contávamos com a ausência dos pássaros brasileiros, devido à restrições sanitárias que já conhecemos muito bem e com a falta de grandes criadores argentinos como o Emilio Wiñak que não apresentou seus pássaros. No mais todos os outros países estavam representados e todas as séries de cor possuiam exemplares concorrendo. Particularmente gostei muito de alguns pássaros melânicos clássicos, como por exemplo os canelas vermelhos mosaicos de excelente nível. Nas mutações finais como eumos e cobaltos também concorreram muitos pássaros de altíssimo nível.
Na sexta-feira o nervosismo e a ansiedade já me dominavam o espírito, dia de prova OMJ! A prova esccrita começous pontualmente às 9:00hrs da manhã, composta por 20 questões (na OMJ são 10 questões a menos) Na qual obtive a nota 19,5. Seguindo a prova fomos Mário eu e Paulo Löf para a prova de reconhecimento de cores. Esta é igual à realizada no Brasil, com 30 pássaros para reconhecimento. Nesta fase minha nota foi 19,5 também, pois errei a variedade de uma CB OX MS FM, colocando marfim. Passamos eu e Mário Simões para a fase seguinte, infelizmente o companheiro Löf não seguiu em frente conosco, não desmerecendo sua capacidade pois é um excelente destaque dentro da OBJO. Na prova de julgamento participei de três etapas, dois julgamentos individuais, CB IN e AC AM MS FM, e um julgamento de quartetos de CN AM MF IN. Nesta gabaritei. Alguns minutos de tensão até o presidente da OMJ Silverio Grillo vir me felicitar pela aprovação e ingresso à Ordem Mundial de Juízes. Este foi uma dos mais felizes momentos da minha vida, confesso que não consegui conter as lágrimas que vieram aos olhos devido à emoção. O amigo Mário Simões também foi aprovado. Na foto o momento em que um dos membros da banca examinadora OMJ me felicitava pela aprovação o Juiz OMJ Argentino Guillermo Russo, que se tornou um grande amigo.
A partir deste momento a situação foi de festa, com todos presentes vindo nos dar os parabéns, dentro deles a presença do Presidente da COM Luiz F. Beraldi e o presidente da OBJO, o amigo João Basile.
Amigos, venho neste texto, não me gabar do ocorrido e sim compartilhar com vocês o imenso prazer e emoção desta conquista que persigo há três anos. Me dediquei ao preparo intensamente e contei com o grande sacrifício financeiro por parte de meu amado Pai, que fez milagre para me "bancar" esta viajem, ao qual indubtávelmente dedico este título.
Não posso deixar de mencionar aqui os meus sinceros e eternos agradecimentos pelo apoio do grande mestre Antonio Celso Ramalho que incansávelmente não me deixou cair a "peteca", ao colega espanhol Ramon Sanz que acreditou muito na minha capacidade e aos amigos Olavo e Rodrigo que me apoiaram desde o início nesta empreitada.
É isso ai... este é o registro da minha participação no Mundial do Uruguay, e do meu ingresso como Juiz OMJ/COM, que com certeza não se apagrá da minha memória como um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Nenhum comentário: